terça-feira, 19 de março de 2013

Como fazer as unhas sem comprometer a saúde ...

Hello meninas , tava aqui na internet dando uma olhada em alguns sites , e vi essas dicas no site do msn , então resolvi compartilhar com vocês porque achei muito interessante , Vale a pena Conferir !

Super Dicas : 

Utilize materiais específicos como alicate ou tesoura afiada
Para cortar as unhas, utilize apenas materiais específicos como alicate ou tesoura afiada. O corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas para evitar a delaminação, que predispõe à descamação da lâmina.

Unhas do pé: ideal é que estejam úmidas na hora de cortar
Especialmente no caso das unhas dos pés, que são mais duras, o ideal é que estejam úmidas na hora de cortar, pois a lâmina se torna mais maleável, o que evita o risco de lascar ou quebrar. Isso pode ser feito em casa ou com um profissional que deve utilizar apenas água para umedecer as unhas, uma vez que sabão as desidrata.

Lixamento deve ser feito apenas na borda
O lixamento das unhas deve ser feito apenas na borda com o objetivo de encurtá-las e modelá-las para não arranhar, puxar fio das roupas etc. Muitas mulheres optam por manter os cantos das unhas retos ou com ligeiro arredondado, o que, do ponto de vista médico, é o ideal. Arredondar por completo as bordas laterais facilita a quebra e aumenta o risco de encravar.

Cremes com partículas sólidas são contraindicados
Além da lixa, existem alguns cremes com partículas sólidas que servem para promover o polimento da lâmina das unhas através da abrasão, funcionando de maneira semelhante aos esfoliantes. Eles também afinam a unha, sendo, portanto, contraindicados.

Usar alicate para remover cutículas totalmente não é o ideal
A cutícula tem o papel de proteção da base da unha e sua retirada facilita o aparecimento de infecções como micose e paroníquia (inflamação ao redor da unha), assim como de irregularidades e rachaduras. Mas como manter as mãos bonitas se cutículas grandes não permitem uma boa moldura das unhas e muito menos a aplicação homogênea do esmalte?
Não é necessário deixar as cutículas intactas crescendo sob as unhas, mas o hábito de usar o alicate para removê-las totalmente não é o ideal. Pode-se empurrá-las de maneira suave com o uso de produtos específicos para amolecer cutículas ou cremes hidratantes, claro, sempre evitando o uso da força.

Imersão dos dedos em água com sabão para amolecer cutículas
No Brasil, muitos profissionais não usam mais a imersão dos dedos em água com sabão para amolecer as cutículas, mas em outros países essa técnica ainda é bem difundida. A substituição da imersão pelo hábito de besuntar as unhas com hidratante e cobri-las com algodão umedecido é bem-vinda do ponto de vista da saúde, uma vez que melhora o aporte de água na lâmina da unha.

Cutículas e hidratação: parceria de sucesso
Um fator importante para quem quer abandonar o hábito de tirar as cutículas é a hidratação. Elas se tornam descamadas e esbranquiçadas porque estão desidratadas. O uso frequente de hidratante, de preferência sempre que lavar as mãos, permite que a cutícula adquira um aspecto delicado e esteticamente mais agradável.
  
Uso de afastadores de cutícula de metal
Outro ponto relevante é o uso de afastadores de cutícula de metal. A espátula de metal é mais dura do que a composição da unha. Essa característica, somada à pressão exercida para afastar a cutícula, faz com que finas camadas da própria unha também sejam arrancadas. Por isso, utilizar afastador de cutícula de madeira com movimentos lentos e delicados é um cuidado que se deve exigir para proteger a saúde das unhas.


Esmalte provoca o enfraquecimento das unhas?
Uma boa notícia é que é infundada a afirmação de que o uso contínuo dos esmaltes provoca o enfraquecimento das unhas. Na verdade, o esmalte funciona como uma barreira que evita a perda de água pela unha, protegendo-a da desidratação. O ressecamento percebido com o uso do esmalte se deve à utilização da acetona como removedor, essa sim causadora da desidratação.


Removedores oleosos são os mais indicados
Removedores à base de álcool, acetato de etila ou acetato de butilo também causam desidratação. Procure por esses nomes no rótulo dos produtos e evite-os. Os removedores oleosos são os mais indicados com álcool cetílico, palmitato cetílico, lanolina, óleo de manona etc. Eles formam um filme sobre a unha que diminui a perda de água, mas, em termos de eficácia como removedores, são mais lentos e precisam de mais passadas para retirar todo o esmalte.


Esmaltes fortalecedores auxiliam na reestruturação das unhas
Esmaltes fortalecedores são bem-vindos para auxiliar na reestruturação das unhas. Eles endurecem a lâmina, sendo indicados para unhas fracas que se dobram e quebram com facilidade. Devem ser aplicados sobre as unhas limpas em substituição à base comum. Quem tem alergia deve ficar atenta ao uso desses produtos porque a resina que os compõe é a mesma dos esmaltes tradicionais e, portanto, potencialmente, alergênica. Alguns deles contêm formaldeído nas concentrações permitidas por lei (1 a 2%), mas mesmo assim os alérgicos devem manter distância.


Opção para alérgicos é partir para os esmaltes hipoalergênicos
Os sinais desse tipo de alergia são vermelhidão e inchaço na borda da unha, sensibilidade na ponta dos dedos e vermelhidão com inchaço nas pálpebras. Nesses casos, não há como insistir no uso do esmalte. A opção é partir para os esmaltes hipoalergênicos, que contém outras resinas (poliéster ou butirato acetato de celulose), menos reativos e com menor risco de causar alergias. O inconveniente é que os esmaltes mais seguros não têm muita durabilidade nem tanto brilho, mas, felizmente, as linhas hipoalergênicas contam com cada vez mais tons de esmaltes e melhor qualidade.


Dicas retiradas direto do site : http://estilo.br.msn.com

Espero que tenham gostado meninas ! 
Acho super demais essas dicas pra gente dedicar às unhas .. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário